Não alongues mesmo antes de correr

Alongamentos prévios afetam rendimento dos atletas

O Journal of Strength and Conditioning Research publicou um interessante estudo sobre como a ordem e método dos alongamentos prévios afeta o rendimento de um sprint. 13 desportistas participantes submeteram-se a 3 rotinas diferentes antes de realizar uma prova de velocidade: aquecimento e aquecimento seguido de alongamentos estáticos.



Os tempos significativamente mais lentos deram-se quando os desportistas alongavam depois de aquecer e precisamente antes do sprint, o que parece indicar que não é recomendável alongar imediatamente antes de uma corrida.

Corrida




Categorias: Geral | Tags: , , | 3 comments

Comentários (3)

  1. Outras evidências na literatura tem apontado o mesmo fato, o que ocorre é a perda da capacidade de produção de força na musculatura alongada, o que representa mais do que apenas a perda de velocidade na corrida, mas também a vulnerabilidade de articulações e tecidos moles ao impacto, uma vez que parte da proteção destes é ativa, ou seja, executada pela contração involuntária e/ou voluntária da musculatura, que logo, sem força suficiente está defasada, o que eventualmente poderia causar alguma lesão.

  2. Daniel,

    Agradecemos a sua colaboração.

    Volte sempre!

  3. Pingback: Tweets that mention Não alongues mesmo antes de correr | Treino.org -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *