Mitos no emagrecimento

Emagrecimento: Verdades e mentiras

Há uma grande quantidade de mitos sobre emagrecimento que circulam por aí. Por vezes também há algumas referências menos acertadas quando o assunto é treino, mas isso não é nada comparado com as coisas que às vezes se dizem sobre a nutrição na musculação, especialmente no que se refere ao emagrecimento. Por vezes ouvimos um nutricionista, mestre em dietas, a dizer que os carboidratos/hidratos de carbono agem de certa forma no corpo, porém, ele é contrariado por outro profissional da mesma área.



Perder peso

O melhor mesmo é fazer uma alimentação equilibrada e não acreditar em todos os mitos nutricionais que correm por aí. Todavia, há alguns desses mitos de emagrecimento que são mesmo verdade! Mas quais? Para o ajudar, apresentamos, de seguida, alguns dos dilemas mais comuns  ralacionados com a queima de gordura, adicionando a opção correta a cada uma delas: verdade ou mentira.

  • Dietas com alta ingestão de gordura fazem engordar

Quando você compara carboidratos/hidratos de carbono, proteína e gordura, grama por grama, a gordura é a que mais engorda, porque as calorias das gorduras são mais densas. Um grama de proteína ou carboidrato fornece 4 calorias, todavia, a mesma quantidade de gordura fornece 9 calorias – ou seja, mais do dobro!

Mas, o fundamental é que uma caloria não é necessariamente uma caloria. Quando você faz uma dieta moderada em gordura (20% -30% do total de calorias), não está a adicionar muitas calorias extras. Já para não falar de quando você come gorduras saudáveis, elas são mais facilmente utilizadas para energia do que as gorduras saturadas. Inclusivé, o Omega-3 e outras variedades de gorduras saudáveis incentivam a queima de gordura.

Veredito: Verdade

  • Hidratos de carbono ajudam a emagrecer

De fato, uma adequada ingestão de hidratos de carbono previne que os níveis da hormona tireoidiana baixem (as hormonas da tireóide são produzidos pela glândula tireóide e são extremamente importantes no desenvolvimento da queima de gordura). Se a ingestão de hidratos de carbono for drasticamente baixa, os níveis das hormonas da tireóide provavelmente vão baixar também, e isso irá colocar um travão nos seus esforços para emagrecer. Então, a melhor maneira de emagrecer é manter uma sua ingestão adequada de hidratos de carbono – o suficiente para treinar duro e manter as hormonas nos níveis ideais.

Quando você está a fazer uma dieta para emagrecer, você pode manter a ingestão de carboidratos na seguinte dosagem: duas gramas por cada quilo do seu peso corporal / dia. Contudo, se quiser ficar super seco, as dietas com menos carboidratos são mais eficazes. Mas quando for ingerir abaixo de 2 gramas de hidratos de carbono por quilo de peso corporal / dia, adicione um dia uma dose mais elevada (cerca de 4 gramas ou mais por quilo), uma vez por semana.

Veredito: Verdade

  • Beber água ajuda a queimar gordura

Existem pesquisas que apoiam a idéia de que a simples “H2O” pode ajudá-lo a queimar mais gordura. Sabe-se que os indivíduos desidratados têm uma queda na taxa metabólica de repouso (o número de calorias que queimam por dia). Então simplesmente ficar hidratado pode ajudar a manter a taxa metabólica, e otimizar a queima de gordura.

Além disso, um estudo efetuado na Alemanha refere que beber cerca de dois copos de água fria, fazem aumentar a taxa metabólica em cerca de 30% durante mais de uma hora em indivíduos do sexo masculino, e a maioria das calorias queimadas vieram da gordura. Parece que a água fria aumenta a taxa metabólica porque o organismo tem de gastar energia para aquecer a água a temperatura corporal. Beber 2 copos extras de água fria entre as refeições vai ajudá-lo a ativar a queima de gordura.

Veredito: Verdade

  • Não tomar o pequeno-almoço pode contribuir para o aumento da gordura

Sem sombra de dúvidas que, não tomar o pequeno-almoço é uma violação das regras de ouro da musculação ou de outro qualquer desporto. Quando você acorda com fome e não toma o pequeno-almoço, os níveis da hormona leptina, que regula o apetite e o metabolismo, podem mudar, incentivando assim o corpo a manter a sua gordura. Além disso, saltar o pequeno-almoço facilita o estado catabólico (perda de massa muscular), que também faz com que o metabolismo fique lento. Você acabou de acordar, depois de dormir sete ou oito horas (talvez mais), isso significa que você está em jejum e, por isso, tem que se alimentar.

Além de escovar os dentes, a primeira coisa que deve pensar em fazer ao acordar é ingerir proteínas e carboidratos. Este estado de perda de músculo ao acordar é uma preocupação para os praticantes de musculação, como por exemplo o 2 vezes Mr. Olympia – Jay Cutler – que acorda a meio da noite e toma uma mistura de proteínas justamente para se manter em estado anabólico.

Veredito: Verdade

  • Quem quer emagrecer deve evitar consumir carboidratos depois das 18 horas

Evitar consumir carboidratos à noite é tipicamente um dos conselhos mais usuais que recebemos ao tentar baixar a gordura corporal – com excepção para aqueles que praticam desporto no final do dia.

Se você treina à noite, você precisa comer alguma coisa antes do treino, como uma pequena quantidade de carboidratos de absorção lenta e alguma proteína. E após o treino, você precisa de um pouco de carboidratos de alta absorção – mesmo que seja às 11 da noite – para que assim seja possível a recuperação muscular.

Se você treina durante a noite, ingira cerca de 20 g de carbo de absorção lenta, tais como frutas ou produtos de grãos inteiros como aveia, 30 minutos antes de treinar e cerca de 30-40 g de carboidrato de rápida absorção, cerca de 30 minutos depois.

Veredito: Mentira

E o leitor, conhece outros mitos relacionados com o emagrecimento?




Categorias: Nutrição | Tags: , , | 10 comments

Comentários (10)

  1. Mosca,
    Este artigo é do antigo treino.org, apenas alterei o título.

    Cumprimentos.

  2. quero ter uma alimentação saudavel, para que naum possa engordar quero perder peso, quais alimentos contem carboidratos.. passa pra mim por favor para ter uma alimentação controlada

  3. gostaria de dicas de treinos para hipertrofia dos membros inferios, pois não consigo desenvolver. qual a intensidade do treino? quantas vezes por semana devo treinar?que exercícios são mais indicados?

  4. Pingback: O emagrecimento na musculação e seus mitos. | Rato de Academia

  5. quero uma dieta para definicao alguem ai pode me ajudar obrigado…

  6. Pingback: Nutrição e Dieta: Perguntas e Respostas | Treino.org

  7. Pingback: Treino de Força: Programa para Homens | Treino.org

  8. boas treino 4 vezes por semana 1 hora de corrida e cerca de 3 horas de ciclismo peso 110kgs e tenho 178 cm tenho 36 anos na alimentação apenas evito os fritos e as carnes vermelhas evito mas por vezes como .o que me aconselham a reduzir ou retirar da minha alimentaçao para poder chegar aos 90kgs a minha estrutura ossea e muscular é bastante pesada mas sinto que ja fui mais magro e seco actualmente abuso na comida mas eu bem tento me controlar mas não é facil sobretudo os doces ajudem-me please

  9. Pingback: Solaris Sports Nutrition

  10. Ola tenho 18 anos e peso 65kg e quero chegar aos 55kg tenho 1.61 cm
    como muito pouco no almoço e na janta no cafe da manha custumo comer um pão com mortadela defumada lingt, mais em compensasão como muito doce nos fins de semana, eu também fumo i e verdade que fumer emagrece ?
    como eu faço para emagrecer sem prejudicar minha saude ?? mi ajudem Please…

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *