Maratona des Sables

Sables – A ultra-maratona mais dura do mundo

Aos 50 anos, José Manuel Gonçalves, um emigrante português residente em Barcelona, está a treinar para o desafio de concluir aquela que é considerada a ultra-maratona mais dura do mundo, a maratona des Sables, que se desenrola durante o mês de Abril ao longo do deserto do Sahara, 6 dias e um total de 254 km. Depois de uma primeira experiência em 2006, em que passou por momento difíceis, incluindo desidratação e febre, decidiu depois do final da última etapa que voltaria ao deserto para fazer a prova novamente. Entre as principais dificuldades, José Gonçalves reconhece que saiu para a primeira etapa sem pensar e “não se pode correr só com o coração”, entre erros de não se hidratar convenientemente ou não comer de forma suficiente. “Sair do nosso Inverno e encontrar temperaturas muito elevadas de 40º no mínimo, com uma mochila ás costas que pode pesar 10kg, atravessar as dunas são algumas das dificuldades, mas o problema principal é a cabeça, se esta responde está tudo bem, se começa a falhar acabou.” E três anos depois chega o momento de repetir a proeza!



Os treinos começaram á quatro meses, tem sido uma preparação “muito dura”, treinando todos os dias algumas horas sozinho na montanha, o que considera muito importante como preparação a nível psicológico. ” É muito difícil, ainda para mais uma pessoa como eu que vem a Portugal de 15 em 15 dias. Ás vezes apercebo-me que durmo só 4 horas por noite, porque ou treino muito cedo de madrugada ou à noite depois do trabalho, treino quando a minha família está a dormir para poder estar com eles.”

Com meio século de vida e muitos km’s de corrida, José Gonçalves tem ainda muitos outros projectos de provas duras que espera podes continuar a fazer durante muitos anos. O que é preciso? “Ter paixão, querer ir mais longe, pôr um pé à frente do outro e ter uma sensação de vazio e de bem-estar, ter o sentimento maior do mundo que é ver coisas que só os ultra podem ver e sentir como o nosso corpo é forte.”

Mais sobre esta prova em: Darbaroud




Categorias: Eventos | Tags: , , | 1 comment

1 Comentário

  1. Gostaria de saber como posso fazer a inscriçao para a proxima prova. Se alguem souber que envie mail.

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *